INVENTÁRIO DAS FAZENDAS DO VALE DO PARAÍBA FLUMINENSE – 2ª EDIÇÃO

11 11 2009

Dina Lerner e Regina Pontin, do INEPAC e Marcelo Salim de Martino, coordenador do Inventário das Fazendas de Miracema.

Num fim de tarde alegre, foi lançada ontem no Rio de Janeiro a 2ª edição do “INVENTÁRIO DAS FAZENDAS DO VALE DO PARAÍBA FLUMINENSE”. O evento aconteceu no Centro Cultural Light, onde além de um telão com imagens das fazendas foi apresentado um show com artistas do Teatro Municipal. Nessa edição estão incluídas várias fazendas de municípios como Vassouras, Valença, Barra do Piraí e outras, incluindo 8 fazendas de Miracema. O trabalho de inventariação destas fazendas foi realizado por uma equipe de miracemenses: Marcelo Salim de Martino (coordenador), Vitor Caveari Lage (levantamento de campo e digitação), Jean Rabelo Ferreira (Auto Cad). A equipe contou com o apoio das miracemenses Lia Márcia de Paula Bruno e Vera Lúcia Gonçalves Mota. As fazendas miracemenses inventariadas são: Fazenda Boa Vista, Fazenda Cachoeira, Fazenda Liberdade, Fazenda Prosperidade, Fazenda Santa Cruz, Fazenda Santa Inês, Fazenda Santa Justa e Fazenda Serra Nova.

FAZENDA LIBERDADE

Flagrante do telão

Da região Noroeste Fluminense, além de Miracema, também foi inventariada uma fazenda de Natividade, denominada Ponte Alta, que fica na divisa desse município com o município de Itaperuna. “INEPAC, Instituto LIGHT e Instituto Cidade Viva veem o presente Inventário como mais um passo para o enfrentamento da imensa tarefa requerida para apoiar a preservação do patrimônio representado pelas fazendas do Ciclo do Café:  reafirma-se a necessidade de criação de incentivos de natureza econômica à preservação desse patrimônio, assim como a implementação de políticas públicas e iniciativas do setor privado voltadas para proteção e valorização deste acervo arquitetônico e do desenvolvimento socioeconômico da  região. Este trabalho é um exemplo do que se pode construir através de uma parceria entre governo, iniciativa privada, e o  terceiro setor. ”

Plínio recebendo convidados e apresentando o livro

O proprietário da Fazenda Prosperidade, Sr. Plínio Bastos de Barros Neto, esteve no evento e se mostrou orgulhoso pelo resultado do trabalho. Algumas pessoas presentes destacaram a beleza da cidade de Miracema, que além de fazendas desfruta de um belo Centro Histórico.
O arquiteto e ator miracemense Ricardo Tostes, Angeline Coimbra, Márcia e Chicralina Salim estiveram presentes no evento.

O resultado deste trabalho permitirá aos governos em todas as instâncias, pesquisadores, professores, alunos, moradores e aos profissionais de planejamento traçarem planos embasados de desenvolvimento e crescimento desta importante região do estado do Rio de Janeiro.

Anúncios

Acções

Information

One response

6 12 2009
INVENTÁRIO DA FAZENDAS DE MIRACEMA – RJ « Miracema: "A Princesinha do Norte Fluminense"

[…] DA FAZENDAS DE MIRACEMA – RJ 6 12 2009 Como divulgamos em outra postagem, sobre o lançamento da 2ª edição do “INVENTÁRIO DAS FAZENDAS DO VALE PARAÍBA […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: