“Projeto de incentivo às bandas chega ao interior do Rio”

25 09 2010

Do Jornal “O Dia”:

Programa de atualização para bandas de música é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura. Oficinas vão até dezembro

Rio – A segunda edição do Banda Larga (Programa de Atualização para Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro) promoverá, até o fim do ano, nove oficinas de música em cinco municípios fluminenses, considerados polos regionais: São João de Meriti (de 18 a 23 de outubro), Três Rios (de 25 a 30 de outubro), Cordeiro (de 8 a 13 de novembro), Macaé (de 22 a 27 de novembro) e Miracema (de 29/11 a 4/12). O Banda Larga é um projeto da Secretaria Estadual de Cultura, que contou com a participação do diretor da Sala Cecília Meireles, João Guilherme Ripper, e do diretor da Escola de Música Villa-Lobos, José Maria Braga, para sua elaboração, e com a Associação de Bandas de Música do Rio de Janeiro (Asbam-RJ) para sua realização.

Com o objetivo de preservar e valorizar as bandas de música como patrimônio imaterial do estado, o programa promoverá cursos em áreas consideradas fundamentais ao funcionamento das mesmas, aumentando os conhecimentos musicais, teóricos e práticos de mestres e instrumentistas. Oficinas acontecerão de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde, e no sábado, pela manhã. Estão programadas também atividades, à noite, como apresentações musicais, exibições de vídeos e palestras. O setor precisa de atenção especial: a formação autodidata e incompleta dos mestres e músicos de bandas gera problemas de leitura de partitura, técnica de regência, mau uso do instrumento, má postura e outras deficiências.

A carência se reflete, ainda, na falta de conhecimento para a manutenção e o reparo dos instrumentos musicais. Estes fatores podem resultar na evasão de músicos, que desistem de tocar, migram para outras bandas, principalmente as militares, ou saem dos municípios em busca de melhores oportunidades, podendo levar ao desaparecimento de algumas destas formações. Até porque a maioria de seus integrantes tem outro trabalho e não recebe nenhuma remuneração das bandas.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: